Wednesday, February 15, 2006

GET LIVE IF YOU WANT

Sabe aquela máxima “quem sabe faz ao vivo”? Aplica-se perfeitamente aos Rolling Stones. Assim como o The Who, os Stones têm verdadeira simbiose com palco/platéia/amplificadores. Aproveitando da vinda da banda no próximo dia 18, resolvi fazer uma análise de seus registros ao vivo

Get live if you want (cd/1966)- Tirado da turnê de 1965, mostra a banda no frescor do início da carreira, tocando em lugares pequenos e esfumaçados. Quase que dá para sentir o calor da platéia durante a audição. Pena que a gravação seja tão precária, porém alguns consideram isso um charme.








Rock and roll circus (cd-dvd/1968)- Durante 28 anos este registro ficou no limbo, alguns colecionadores possuíam cópias piratas, mas em 1996 foi lançado em cd e vhs e traz a apresentação da banda para a tv britanica que na verdade era uma reunião das maiores bandas da época ciceroneada pelos Stones. Jethro Tull, Taj Mahal, the Who com sua opereta pré-Tommy A quick one while he is away, Yoko ono (o momento em que Yoko assume os vocais quase estraga a festa), Marianne faithfull e ainda um número com um verdadeiro Dream Team do rock batizado de Dirty Mac, banda improvisada por John Lennon, Keith Richards, Mitch Mitchell (baterista do Jimmy Hendrix) e Eric Clapton. A apresentação dos Stones traz musicas de seu recém lançado Beggar’s Banquet numa performance incendiária










Stones in the park (dvd/1969)- Show que a banda deu no Hyde Park em memória de Brian Jones, morto dias antes. A apresentação gratuita já estava agendada, mas com a morte do guitarrista, ganhou novo sentido.




Get yer ya ya’s out (cd/1970)- Considerado o melhor disco ao vivo de todos os tempos junto com Live at Leeds do Who, este aqui cobre a apresentação da banda no Madison Square Garden em Nova York em 1969. No auge da forma e criatividade a banda detona hits com energia como Jumping Jack Flash, Sympathy for the devil, Street fighting man e outros. Obrigatório.




Gimme Shelter (dvd/1971)- Além de trazer imagens filmadas do show que saiu no disco de 1970, o documentário também mostra o trágico show de Altamont de 1969. O festival era uma espécie de resposta ao Woodstock , já que a banda não fora escalada para o lendário festival, resolveram fazer seu próprio do outro lado do país. Porém, a paz e o amor pregados no norte do estado de Nova York passaram longe do deserto da Califórnia. Na apresentação dos donos da festa, que desde o início se mostrava tensa, focos de briga pipocavam até que um rapaz foi morto a facada por um dos Hell’s Angels que foram contratados para fazer a segurança do evento, ou seja, era o mesmo que usar gasolina para apagar o fogo. É o registro do fim da era flower power e há quem diga que marca também o fim dos anos 60. A seqüência do helicóptero da banda deixando o local como o último helicóptero americano saindo de Saigon tomada pela milícias Vietcong é aflitiva e ao mesmo tempo de uma plasticidade insofismável.

Love you live (cd/1977)- Ao vivo duplo (triplo em vinil) gravado da turnê americana do disco Black and Blue de 1976. É o estágio embrionário das grandes turnês que eles fazem até hoje.



Still Live/Let’s spend the night together(cd e dvd/1982)- Disco e video da turnê do album Tatoo you e inaugura a fase dos megashows da banda.



Flashpoint/Live at Max(cd e dvd/1991)- Flashpoint é um disco ao vivo tirado da perna européia da turnê Steel Weels chamada de Urban Jungle. Conta com participação especial de Eric Clapton e traz de bônus duas musicas inéditas: sex drive e high wire. Bem poderia ser duplo, mas quem quiser um registro em cd mais completo da turnê deve correr atrás da caixa pirata Live at Atlantic City 89. Já Live at Max é a versão em vídeo onde se pode ver todo o gigantismo da turnê que até então foi a mais cara de todos os tempos.


Live at Miami(dvd/1994)-Esse aqui é o video oficial da turnê Voodoo Lounge, a primeira que passou pelo Brasil, mas aqui é a versão compactada do show. Para quem quer ter um registro na integra da turnê deve recorrer a alguma fita com o show do Rio transmitido pela Globo (apesar dos comentários infelizes de Mauricio Kubrusly) ou tentar adquirir um dos vários cds piratas que saíram da turnê (hoje achar em lojas é difícil, mas internet tá aí pra isso).

Stripped(cd 1995)- No meio da megaturnê Voodoo Lounge, os Rolling Stones tiveram a idéia de deixar de lado todo aquele aparato e partir para o básico: banquinho, violão guitarra acústica. A idéia era voltar um pouco a ser aquela bandinha sem-vergonha que tocava em lugares apertados e empoeirados. Traz a inédita versão do grupo para Like a rolling stone de Bob Dylan e a primeira tiragem vinha com faixa interativa para pc-cdrom (a grande novidade tecnológica da época).

Bridges to Babylon(dvd/1998)- Foi o primeiro show dos Rolling Stones a ser lançado originalmente em dvd, já que todos os outros até foram lançados em vhs e convertidos para o formato posteriormente.É a apresentação de Saint Louis em 1997, bem parecida com a que passou pelo Brasil em abril de 98, porém sem a canja de Bob Dylan em Like a rolling stone. Esse encontro histórico é só para quem gravou da Globo.

No Security(cd/1999)- Os Rolling Stones emendaram a Bridges to Babylon tour nessa turnê intitulada como No Security tour. Além de ter uma estrutura de palco bem mais simples, tinha um repertório de musicas não muito executadas em shows da banda. Mas em disco o resultado é burocrático.

Four Flicks (dvd/2003)- Caixa de dvds da turnê meio caça-níqueis de 2002/2003 a Licks tour que comemorava os quarenta anos da banda. Um verdadeiro deleite para os fãs, a caixa que saiu no fim de 2003 traz um documentário, as três faces da turnê (que rolou em arenas, estádios e anfiteatros), extras, câmeras multi-ângulo, ou seja, como disse o critico do jornal britânico the Guardian “é material para manter os fãs ocupados até o natal seguinte”.

Live Licks(cd/2004)-versão em áudio e compactada do conteúdo de Four Flicks. Levando-se em conta o alto preço da caixa ( em média R$230,00, alto mesmo para uma caixa quádrupla) o cd duplo é um bom consolo para quem não teve bala na agulha para adquirir os discos de dvd.

No comments: