Sunday, June 28, 2009

Novidade Repetida

Às vezes eu estou assistindo a um filme em DVD ou mesmo na TV, minha mãe passa pela sala e pergunta:- você já não viu esse filme mais de uma vez? Ou quando eu digo que fui ao cinema rever um filme que vi no mês anterior, perguntam: “pagou pra ver de novo?”
O que as pessoas parecem não entender é que a experiência de se assistir a um mesmo filme nunca é a mesma. A película que você viu hoje se for revista daqui a uma semana, um mês, um ano, pode te revelar algo a que você não estava atento quando viu da primeira vez, até porque quando vemos um filme pela primeira vez, estamos preocupados em entender o fio condutor da trama, em conhecer os personagens que são apresentados, não sobra tempo para reparar em pequenos detalhes que podem fazer muita diferença. Por exemplo, quando assisto a 2001 do Kubrick é como ouvir Sgt Pepper dos Beatles, sempre há algo que ou eu não vi, ou não tinha parado para refletir sobre. E olha que já foram, no barato, umas onze vezes, mas cá entre nós, para dizer que entendeu 2001, você deve assistir no mínimo três vezes. Quando assisti a Felicidade Não Se Compra do Frank Capra pela primeira vez, adorei, mas quando vi pela segunda, aquilo mexeu tanto comigo que cheguei a chorar de soluçar no final. O Sétimo Selo do Bergman é outro filme que a cada vez que vejo me apaixono mais. O ensaio sobre a prepotência humana realizado pelo sueco, sempre me traz um elemento que a mim se torna inédito por ter me escapado da última vez ou por ter sido interpretado de outra forma. Vamos usar até um exemplo mais pop, O Império Contra-Ataca, quinto (na ordem cronológica da saga e segundo na ordem de lançamento) episódio da saga Star Wars. Só quando assisti já mais velho, com meus vinte anos que saquei referências à filosofia budista no treinamento Jedi de Luke Skywalker, e, como na época eu estava frequentando budismo, aquilo teve muito mais significado pra mim do que quando eu assisti aos onze anos de idade. Agora acontece também algo extremamente desagradável que é você assistir a um filme que você adorava há um tempo, e descobrir que é uma bomba (principalmente aqueles que a gente adorava na infância, por ter menos senso crítico, mas não necessariamente infantis), mas pode acontecer algo engraçado como a podridão vista há alguns anos passar a ser vista como uma divertida pérola trash. Com isso, nunca subestime o ato de assistir a um filme repetido, ele pode parecer totalmente inédito.

1 comment:

Mr. Bogart said...

Fala Cesar, aqui é o Xande, irmão do Marcelo. Concordo contigo sobre isso, porém é algo que somente nós que somos apaixonados pela sétima arte conseguimos entender. Afinal, a maioria das pessoas veem os filmes apenas como um lazer banal. Eu estou começando a colocar em pratica uma gigantesca sessão retrospectiva de filmes, vendo um filme por semana, de todos o que já assisti.Será um trabalho prazeiroso.
abraços