Wednesday, December 17, 2008

VIDA INTELIGENTE NA WEB (COMEMOREMOS!!!)


Muito se fala em uma queda das utopias e desuso do pensar profundamente da nossa geração pós-ditadura militar. Isso ocorreu de fato, pois, sem um inimigo visível, sem tabus a serem quebrados e sem uma força opressora cerceando nossa liberdade, não haveria necessidade de um processo de conscientização e conseqüente revolta contra o status quo, como se realmente não houvesse uma força opressora presente, porém escamoteada em meio a tanta permissividade e alienação.
Mas, como para toda regra existe uma exceção e às vezes temos surpresas agradáveis que nos fazem sorrir de orelha a orelha por haver gente inteligente incomodando por aí, há esperança. Descobri na internet recentemente (acreditem, internet não é apenas um celeiro de bobagens) uma alma pensante que muito me encheu de entusiasmo: Mônica Montone.
Inteligentíssima e versátil, Mônica é escritora, cantora, compositora, diretora de curta-metragem... e ainda por cima é linda. Foi chamada de A poeta (as mulheres conquistaram, inclusive no dicionário o direito de serem chamadas de poetas e não poetisas) da geração 00.
Essa paulista de Campinas que adotou o Rio como lar, surgiu com um texto na internet chamado Ser ou não ser de ninguém, eis a questão tribalista, criticando o hedonismo e a banalização das relações afetivas dos jovens de hoje, curiosamente esse texto foi creditado na rede como sendo de autoria de Arnaldo Jabour(!!!). O grande reconhecimento da moça no meio literário veio com seu livro Mulher de Minutos.
Seu blog Fina Flor é uma compilação de textos, poesias, pensamentos e é um dos blogs literários mais visitados da web. Seus textos são profundos sem cair na prolixidade, Monica diz o que pensa, mas de forma irreverente, sem ser agressiva, mostra-se superior sem ser arrogante.
Em sua página do myspace é possível ouvir quatro músicas gravadas de seu disco, no qual teve o jornalista Claufe Rodrigues como produtor e parceiro de composição e músico (violão elétrico). São quatro faixas: a belíssima Cidade dos sonhos, referência ao filme de David Lynch (essa noite eu daria meu sonho/por um sorriso seu/ essa noite eu daria meu sonho/ para ser um sonho seu), Mulher de minutos, em que Mônica explicita sua autenticidade e recusa a se enquadrar em padrões estabelecidos (veleiro sem direção/estou sempre na contramão, ou ainda, não sou mulher de minutos/não pinto meu cabelo de fogo, não faço tatuagem no umbigo). A divertidíssima Sartre de banda faz referência a vários poetas (perceberam o trocadilho do título?) e Te amo de amor, que fecha a amostra grátis, uma bela canção sobre entrega. A produção é bem caprichada, os arranjos de muito bom gosto e os músicos excelentes, guitarra afiada e cozinha bem entrosada. Se a cena da música popular brasileira atual está dominada por megacantoras de axé, bregas, sertanejos e funkeiros, vale a pena conferir o trabalho musical de Mônica Montone, que corrobora a boa fama de nossa música popular no cenário global, além de fazer com que sujeitos com visão niilista a respeitos dos tempos modernos como eu voltem a sorrir com a possibilidade de dizer no caso de visita alienígena à Terra: existe sim, vida inteligente.
Para conferir: www.monicamontone.net, www.finaflormonicamontone.com

2 comments:

. fina flor . said...

querido, nossa, adoreeeeei!!

tô sem palvras para agradecer, não esperava por essa surpresa :o)

OBRIGADA!!!

Bom saber que meu trabalho está sendo sentido dessa maneira sensível.

beijos

MM.

>>> deixei um link de agradecimento no Fina Flor e o pessoal do fã clube colocou lá, também ;o)

Anonymous said...

Per-fei-to !!!